top of page

Enrolando

Ditadura capilar brasileira

Sempre foi comum ver em comerciais de televisão e nos outdoors aquelas lindas mulheres com o corpo ‘lindo’ – uso aspas porque beleza é relativo - e o cabelo extremamente liso, brilhoso e sedoso. Ao nos depararmos com essas imagens desde pequenos, não percebemos como elas exercem influência em nossas mentes e moldam nossa maneira de pensar e de agir.

 

As meninas encaracoladas/crespas aprendem desde cedo que seus cabelos não são bonitos e por isso devem andar presos e na primeira oportunidade – comigo aconteceu aos nove anos - devem aplicar produtos alisantes ou escovar suas madeixas para ficarem como as moças da televisão.

 

Não se pode colocar a culpa nas mães, nas crianças ou nos familiares, pois volto a dizer, esse pensamento foi incutido de forma tão severa no imaginário coletivo que qualquer coisa que se distancie disto é tido como ‘estranho’, ‘feio’ e motivo de zuação.

 

No meu caso não foi diferente, quando criança minha mãe sempre cuidou bem do meu cabelo e fazia todos os penteados que gostava, mas aos 9 anos, ao ver todo mundo com o cabelo liso, fiquei muito feliz quando uma tia me levou ao salão para aplicar em meu cabelo a primeira química.

 

A partir daí foram 7 anos de relaxamentos e escovas sem fim, até que isso estragasse meu cabelo de uma forma tão violenta que eu não suportava mais ver meus fios no espelho. Foi a partir de então que tomei a decisão de voltar a usar meu cabelo cacheado. Mas, espere um pouco: Você sabia que até cabelo cacheado tem ‘padrão’? Pois é, o cabelo crespo está longe de ser o aclamado pelas pessoas e o cabelo cacheado ‘bonito’ é unicamente aquele que a raiz é quase lisa e os cachos são abertos e soltos. (IN) FELIZMENTE O MEU NÃO É ASSIM.

 

Então fiquei três anos usando o cabelo cacheado, porém alisando a raiz e dando produtos para que meus cachos ficassem mais abertos e soltos e todo mundo achava ele lindo assim. Há um ano e meio atrás, então, tomei a decisão de deixar meus cabelos crescerem naturalmente pois mesmo as químicas para soltar os cachos estavam estragando meus fios. UMA DAS MELHORES DECISÕES DA MINHA VIDA. Dentro deste último ano fui cortando meus cabelos aos poucos para tirar a química a há um mês atrás tirei-a completamente dos meus fios.    L-I-B-E-R-D-A-D-E!

 

Hoje posso falar com propriedade e conhecimento de causa como é bom ter um cabelo completamente natural, livre de química. E hoje luto também contra todas as piadinhas contra cabelo crespo/cacheado e contra termos que as pessoas utilizam sem muitas vezes perceber a carga de preconceito que eles carregam.

 

Apesar de todos os avanços, e ver que cada vez mais as mulheres estão se empoderando e assumindo suas identidades, acredito que ainda há um longo caminho a ser percorrido, maaaas, a questão identitária é assunto para uma próxima coluna.

Por: Nayla Gusmão

 

"Eu nasci com cabelo enroladinho, cheio de cachinhos na cachola toin toin toin toin..."

- Johnson's Baby Shampoo

bottom of page